O Planejador de Palavras-chave do Google, ou Google Keyword Planner, como também é conhecido em inglês, é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que te ajuda a encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Ele mostra os hábitos de buscas das pessoas, as palavras q são utilizadas e ele passa também um índice de buscas, quantas vezes ao mês tal busca é realizada.
Ele pode ser útil tanto para as suas campanhas de Google Ads, quanto para o planejamento de palavras-chave para o SEO do seu site, pois ajuda a entender fatores importantes como hábitos de buscas, volumes de pesquisas e o custo por clique (CPC) para cada palavra-chave.
Para usar o planejador de palavras-chave do Google, é necessário criar uma conta no Google Ads. Mas não se preocupe, você pode usar a ferramenta sem precisar investir nos links patrocinados. (Clique aqui para ler dicas de como economizar com o Google Ads).
Para isso, depois de criar sua conta, clique no ícone de "Ferramentas e Configurações", e a seguir em "Planejador de Palavras-chave".
Clique em "Ferramentas" e em seguida em "Planejador de Palavras-chave"
Clique na opção "Descobrir novas palavras-chave".
Adicione até 10 palavras-chave por vez. Pressione enter ou clique no botão "ver resultados" para ter acesso às palavras-chave.
Com os resultados gerados você consegue ver a lista de termos com os maiores volumes de buscas. Para organiza-los melhor, basta fazer o download da lista no Excel ou Google Sheets.
Também é possível fazer sua busca utilizando a URL do seu site.
Com a página da ferramenta aberta, você terá acesso a barra de pesquisa na qual poderá colocar um total de até 10 palavras-chave por vez. Caso queira adicionar outras palavras-chave sem perder os resultados obtidos na primeira busca, basta fazer o download dos resultados (em CSV ou Planilhas do Google) e repetir o processo quantas vezes quiser. Uma dica aqui é trabalhar por grupos de conteúdos ou palavras-chave, por exemplo separar "Campanha de Google Ads" e "Campanhas de SEO", já que são assuntos relacionados, mas bastante diferentes entre si.
Caso não saiba inicialmente qual termo usar, é possível fazer uma busca com URL de uma página do seu site e a inteligência artificial da ferramenta vai buscar os termos que são mais relacionados com o conteúdo desta página.
Também é possível fazer o planejamento de palavras-chave para termos em outros idiomas e para outros países. Basta clicar e modificar a opção logo abaixo da barra de pesquisa, que por padrão, vem com idioma português e o país Brasil.
Com o Planejador de Palavras-Chave do Google é possível definir estratégias úteis e que funcionam, sem precisar investir centenas de dólares todos os meses em ferramentas com mesmo proposito. Pela sua interface fácil e intuitiva, qualquer pessoa pode se beneficiar!
Apesar disso, para obter um bom êxito com suas campanhas de Google Ads ou SEO, é necessário investir uma boa quantidade de tempo para extrair o melhor que a ferramenta tem para oferecer. Portanto, considerar contratar uma agência ou um especialista da área para cuidar de tudo isto para você, pode trazer muitas vantagens!
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
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