Planejador de palavras-chave do Google - O que é e como usar

Mateus Chagas • fev. 02, 2023

Veja o que é, quais são os benefícios e como usar essa ferramenta gratuita que pode ser muito útil para o seu negócio.

O Que é o Planejador de Palavras-Chave do Google?

O Planejador de Palavras-chave do Google, ou Google Keyword Planner, como também é conhecido em inglês, é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que te ajuda a encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Ele mostra os hábitos de buscas das pessoas, as palavras q são utilizadas e ele passa também um índice de buscas, quantas vezes ao mês tal busca é realizada.


Ele pode ser útil tanto para as suas campanhas de Google Ads, quanto para o planejamento de palavras-chave para o SEO do seu site, pois ajuda a entender fatores importantes como hábitos de buscas, volumes de pesquisas e o custo por clique (CPC) para cada palavra-chave.

Para que usar o Planejador de Palavras-chave do Google para as campanhas de Google Ads:

  1. Identificação de palavras-chave e hábitos de busca;
  2. Conhecimento sobre o nível de dificuldade para ranquear nas melhores posições de anúncios, além do custo por clique (CPC) para cada palavra-chave; 
  3. Possibilidade de fazer o planejamento filtrando uma determinada Cidade, Estado ou País, além de ser possível descobrir palavras-chave em qualquer idioma;
  4. Estruturação da campanha (buscas informacionais vs buscas de conversão).

Para que usar o Planejador de Palavras-chave do Google na estratégia de SEO:

  1. Descobrir as tendências do mercado para o seu nicho;
  2. Possibilidade de otimizar o conteúdo do seu site com os termos mais relevantes;
  3. Definir priorização de conteúdos;
  4. Estratégia de Arquitetura de conteúdo (Landing Pages vs Blog).

Como usar o planejador de Palavras-chave do Google?

Para usar o planejador de palavras-chave do Google, é necessário criar uma conta no Google Ads. Mas não se preocupe, você pode usar a ferramenta sem precisar investir nos links patrocinados. (Clique aqui para ler dicas de como economizar com o Google Ads).

Para isso, depois de criar sua conta, clique no ícone de "Ferramentas e Configurações", e a seguir em "Planejador de Palavras-chave".

  • imagem com a instrução inicial, mostra as opções das ferramentas do Google Ads com uma seta vermelha indicando a opção para abrir o Planejador de Palvras-chave

    Clique em "Ferramentas" e em seguida em "Planejador de Palavras-chave"

    Botão
  • Logo em seguida aparece as opções Descobrir novas palavras-chave à esquerda e ver volume de buscas à direita

    Título do Slide

    Clique na opção "Descobrir novas palavras-chave".

    Botão
  • Nessa imagem aparece a barra para inserir as palavras-chave, onde 3 já estão pré-selecionadas, que são : Agência de Marketing Digital, profissional de marketing digital e assessoria de marketing digital

    Título do Slide

    Adicione até 10 palavras-chave por vez. Pressione enter ou clique no botão "ver resultados" para ter acesso às palavras-chave.

    Botão
  • Nesta imagem aparecem os resultados em formato de lista, bem com uma  seta indicando onde fazer o download e um marcador destacando a quantidade exata de palavars-chave que foram geradas

    Título do Slide

    Com os resultados gerados você consegue ver a lista de termos com os maiores volumes de buscas. Para organiza-los melhor, basta fazer o download da lista no Excel ou Google Sheets.

    Botão
  • Nessa imagem mostra uma barra de pesquisa com a URL www.curacautin.com.br indicando que é possível fazer a busca por palavras-chave também usando a URL

    Também é possível fazer sua busca utilizando a URL do seu site.

    Botão

Com a página da ferramenta aberta, você terá acesso a barra de pesquisa na qual poderá colocar um total de até 10 palavras-chave por vez. Caso queira adicionar outras palavras-chave sem perder os resultados obtidos na primeira busca, basta fazer o download dos resultados (em CSV ou Planilhas do Google) e repetir o processo quantas vezes quiser. Uma dica aqui é trabalhar por grupos de conteúdos ou palavras-chave, por exemplo separar "Campanha de Google Ads" e "Campanhas de SEO", já que são assuntos relacionados, mas bastante diferentes entre si.


Caso não saiba inicialmente qual termo usar, é possível fazer uma busca com URL de uma página do seu site e a inteligência artificial da ferramenta vai buscar os termos que são mais relacionados com o conteúdo desta página.


Também é possível fazer o planejamento de palavras-chave para termos em outros idiomas e para outros países. Basta clicar e modificar a opção logo abaixo da barra de pesquisa, que por padrão, vem com idioma português e o país Brasil.

Conclusão

Com o Planejador de Palavras-Chave do Google é possível definir estratégias úteis e que funcionam, sem precisar investir centenas de dólares todos os meses em ferramentas com mesmo proposito. Pela sua interface fácil e intuitiva, qualquer pessoa pode se beneficiar!


Apesar disso, para obter um bom êxito com suas campanhas de Google Ads ou SEO, é necessário investir uma boa quantidade de tempo para extrair o melhor que a ferramenta tem para oferecer. Portanto, considerar contratar uma agência ou um especialista da área para cuidar de tudo isto para você, pode trazer muitas vantagens!

Conheça a métrica Savings
Por Giovanna Pizzolante 07 mai., 2024
Saving é uma métrica do SEO que calcula economia comparada a anúncios pagos, revelando o valor do projeto de SEO. Essencial para medir ROI.
Content Pruning: Otimize seu Conteúdo para o Sucesso Online
Por Giovanna Pizzolante 07 mai., 2024
Content Pruning é a prática de eliminar conteúdo obsoleto para melhorar SEO e experiência do usuário, impulsionando o sucesso online.
Share by: