Planejador de palavras-chave do Google - O que é e como usar
Veja o que é, quais são os benefícios e como usar essa ferramenta gratuita que pode ser muito útil para o seu negócio.

O Que é o Planejador de Palavras-Chave do Google?
O Planejador de Palavras-chave do Google, ou Google Keyword Planner, como também é conhecido em inglês, é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que te ajuda a encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Ele mostra os hábitos de buscas das pessoas, as palavras q são utilizadas e ele passa também um índice de buscas, quantas vezes ao mês tal busca é realizada.
Ele pode ser útil tanto para as suas campanhas de Google Ads, quanto para o planejamento de palavras-chave para o SEO do seu site, pois ajuda a entender fatores importantes como hábitos de buscas, volumes de pesquisas e o custo por clique (CPC) para cada palavra-chave.
Para que usar o Planejador de Palavras-chave do Google para as campanhas de Google Ads:
- Identificação de palavras-chave e hábitos de busca;
- Conhecimento sobre o nível de dificuldade para ranquear nas melhores posições de anúncios, além do custo por clique (CPC) para cada palavra-chave;
- Possibilidade de fazer o planejamento filtrando uma determinada Cidade, Estado ou País, além de ser possível descobrir palavras-chave em qualquer idioma;
- Estruturação da campanha (buscas informacionais vs buscas de conversão).
Para que usar o Planejador de Palavras-chave do Google na estratégia de SEO:
- Descobrir as tendências do mercado para o seu nicho;
- Possibilidade de otimizar o conteúdo do seu site com os termos mais relevantes;
- Definir priorização de conteúdos;
- Estratégia de Arquitetura de conteúdo (Landing Pages vs Blog).
Como usar o planejador de Palavras-chave do Google?
Para usar o planejador de palavras-chave do Google, é necessário criar uma conta no Google Ads. Mas não se preocupe, você pode usar a ferramenta sem precisar investir nos links patrocinados. (Clique aqui para ler dicas de como economizar com o Google Ads).
Para isso, depois de criar sua conta, clique no ícone de "Ferramentas e Configurações", e a seguir em "Planejador de Palavras-chave".
Com a página da ferramenta aberta, você terá acesso a barra de pesquisa na qual poderá colocar um total de até 10 palavras-chave por vez. Caso queira adicionar outras palavras-chave sem perder os resultados obtidos na primeira busca, basta fazer o download dos resultados (em CSV ou Planilhas do Google) e repetir o processo quantas vezes quiser. Uma dica aqui é trabalhar por grupos de conteúdos ou palavras-chave, por exemplo separar "Campanha de Google Ads" e "Campanhas de SEO", já que são assuntos relacionados, mas bastante diferentes entre si.
Caso não saiba inicialmente qual termo usar, é possível fazer uma busca com URL de uma página do seu site e a inteligência artificial da ferramenta vai buscar os termos que são mais relacionados com o conteúdo desta página.
Também é possível fazer o planejamento de palavras-chave para termos em outros idiomas e para outros países. Basta clicar e modificar a opção logo abaixo da barra de pesquisa, que por padrão, vem com idioma português e o país Brasil.
Conclusão
Com o Planejador de Palavras-Chave do Google é possível definir estratégias úteis e que funcionam, sem precisar investir centenas de dólares todos os meses em ferramentas com mesmo proposito. Pela sua interface fácil e intuitiva, qualquer pessoa pode se beneficiar!
Apesar disso, para obter um bom êxito com suas campanhas de Google Ads ou SEO, é necessário investir uma boa quantidade de tempo para extrair o melhor que a ferramenta tem para oferecer. Portanto, considerar contratar uma agência ou um especialista da área para cuidar de tudo isto para você, pode trazer muitas vantagens!