Pequenas Vitórias e Um caso de sucesso de SEO
Comemorar pequenas vitórias é importante para sua equipe
Uma das coisas que eu adoro fazer é comemorar as pequenas vitórias nossas de cada dia. Mesmo que elas tenham pouco impacto no tráfego total do site, elas mostram que a análise e a estratégia estão dando certo – o que no final do período vai resultar em um forte aumento no total. É o tal do trabalho de formiguinha.
Também acho este tipo de ação em equipe superimportante porque engaja, todos percebem o resultado do trabalho, sentem o tal do pertencimento e recarregam as energias para a próxima etapa. Ou seria alívio “putz, deu certo!”?
Nós passamos tantos momentos tensos no dia a dia, analisando números, pensando em como aquela atualização pode impactar nos nossos projetos, em estratégia, explicando as coisas pro pessoal que vai implementar, validar a implementação, responder e-mail de cliente, atualizar o Trello... Estes pequenos momentos de vitória devem ser aproveitados em seu máximo.
E, obviamente, estas vitórias têm que ser apresentadas para os clientes, porque para a maioria deles, o SEO é um grande mistério (ou magia?) e assim eles conseguem entender um pouco melhor como trabalhamos e como damos resultado.
Por isso que os relatórios periódicos (mensais ou mais) são tão importantes. É neste momento que o cliente vai ter contato com os resultados do projeto e podemos alinhar as coisas e matar as dúvidas. Além disso, nestes relatórios periódicos todas estas pequenas vitórias acumuladas são evidenciadas.
Sucesso
Caso de sucesso de SEO muito comemorado pela equipe
Certa vez estava fazendo um relatório de projeto LATAM para uma marca e observamos (no Google Search Console) que havia uma página que era tipo a mais importante no Brasil, mas que em alguns outros países ela praticamente não gerava tráfego.
E começamos a quebrar a cabeça do que poderia ser feito.
Pensamos em algumas possibilidades e definimos o plano de ação: antes de chegar mudando tudo, íamos testar a hipótese em algum país e depois replicaríamos para outros.
O que mudamos:
- Title e Meta Description
- H1
- Hreflang (não tinha)
O tempo foi passando e não víamos nenhuma mudança. Parecia que o Google não sabia da existência daquela página e/ou não “ia ler” as alterações, mesmo ela estando no sitema.xml e com links internos (no próprio menu).
Então tivemos a ideia de alterar a url. Afinal o Google iria ver um redirecionamento e seria forçado a ver as otimizações feitas.
E deu certo. E comemoramos
Aplicamos as otimizações para outros países da região e estas páginas começaram a ser também as mais importantes geradoras de tráfego.
Além disso, acabamos “corrigindo” o comportamento do Google que, descobrimos depois, estava apresentando a página de site/país errado na região – por exemplo a página da Argentina era a que aparecia no Chile.
Este processo demorou bastante, mas como resultado aumentamos a presença da marca nos resultados de busca e passamos a apresentar o conteúdo correto para as pessoas.
No relatório a gente conseguiu colocar um período maior de análise comprovando que o resultado havia acontecido mesmo e não era apenas um pico. Também foi um pouco tenso explicar porque a Argentina perdeu tráfego, mas conseguimos mostrar que o ganho nos outros países compensou esta perda.
