Como Melhorar os Resultados das Suas Campanhas

Marcos Alonso • dez. 08, 2022

(ou o Ciclo Virtuoso do Marketing Digital)

O marketing digital é muito legal porque ele tem infinitas possibilidades hoje em dia, já que abrange áreas tão diversas como influencers, CRM e, lógico, Google Ads e SEO. Mas sempre vão existir duas questões:

·        minha campanha deu certo?

·        como melhorar?

Se você esperava uma resposta fácil, sinto muito. O segredo para o sucesso é o bom e velho esquema teste e acerto, ou acerto e aprendizado.


Para isso, você precisa ter um Google Analytics funcionando corretamente, com objetivos de conversão e devidas integrações com as plataformas de gerenciamento de campanhas (atenção para o Google Search Console). É a partir das informações que você tem que você vai poder analisar os resultados da sua campanha e gerar uma curva de aprendizado.


Este é o segredo: aprendizado. E um pouco de curiosidade e criatividade.


O ciclo a seguir a gente usa em todos os projetos de SEO e marketing digital de nossos clientes, mas pode ser usado para qualquer ação:

Ideia

Com base no que você já conhece do negócio ou da campanha, que pode ser um briefing, uma reunião ou uma análise de dados, vai surgir uma IDEIA de como alcançar seus objetivos. Considerando campanhas de Google Ads, podem ser novas palavras-chave, segmentação por local alterações de anúncio etc.

Planejamento

Junte todas as informações à disposição e defina qual seu objetivo, o que e como deve ser feito, o esforço ($$) necessário e as métricas que você pretende medir ou comparar (lembra da integração das ferramentas?)

Implementação

Depois de discutir a ideia, ela tem que ser colocada em funcionamento e garantir que metas estejam sendo contabilizadas. Não esqueça do que realmente interessa.

Tráfego

Considerando seu site como canal centralizador das ações, você precisa gerar tráfego para ele, para gerar dados de análise. Ali no planejamento você deve definir como e quanto tráfego você vai gerar, somente com isso você vai ter uma base de dados/informações. Este post relacionando a velocidade da aprovação da vacina de covid a campanhas de marketing digital mostra de forma mais clara a importância do tráfego (e informações do GA) mostra a importância e variáveis desta etapa.

Análise

Compare o que você tinha e o que queria com o que alcançou. Você pode e deve comparar vários indicadores de resultados para identificar padrões que comprovem ou que refutem sua ideia. A partir da conclusão que você chegue você pode implementar a ideia de maneira mais escalável ou até descobrir outras oportunidades.


Exemplo em melhoria de campanha


Digamos que você tem uma campanha de Google Ads e num dos grupos de anúncio descobre que tem “palavras-chave de curiosidade” (o que é) e “palavras-chave de conversão” (comprar). (Ideia)


Se você quer aumentar sua taxa de conversão na campanha, você pode, por exemplo negativar as palavras-chave de curiosidade para ficar apenas com as de conversão.


Muito provavelmente estas de conversão têm um CPC mais caro e aí pode ser que seja necessário você aumentar sua verba investida para a campanha rodar. (planejamento)


Aí você deixa esta campanha rodar por um tempo, digamos uma ou duas semanas.(tráfego)


Você deve analisar as informações de maneira prática e, sempre, comparativa.


  • Sua taxa de conversão aumentou ou diminuiu?
  • O que aconteceu com o CPC?
  • Você teve maior presença nas buscas? (%impr. Rede de pesquisa)
  • O que aconteceu com seu CPL (custo por lead)?
  • Gerou mais ou menos visitas? O que isso impactaria no negócio ou nos objetivos dele?


Enfim, seguindo este ciclo e respondendo as perguntas formuladas no início você vai saber se seu teste deu ou não certo e se esta ação pode ser aplicada em outras campanhas da sua conta.

E de ação em ação você vai melhorando os índices das suas campanhas.


Como disse acima, não há uma solução mágica para todas campanhas e ações do marketing digital. O importante é ter a cultura de teste e de análise de resultados para ir aos poucos melhorando.


Aí sim, ao final do ano, você vai poder ver que economizou X reais, que sua taxa de conversão aumentou Y%, tendo um aumento de receita de Z%.



Dá trabalho, mas dá resultado =)


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