Vacinas e Marketing Digital
A importância do volume de dados para a análise de resultados
Fiquei imaginando no trabalho, na quantidade de tabelas de informações sendo submetidas a cada segundo, e não podendo ter erro nenhum.
Realmente, parabéns a todos os envolvidos!
E viva o SUS!
Campanhas de marketing Digital e Volume de Dados
Na consultoria de marketing digital a coisa funciona mais ou menos da mesma forma. A gente coloca a campanha para rodar de acordo com o nosso planejamento inicial e vai observando os resultados que acontecem e, a partir destes, podemos definir otimizações e melhorias na campanha. Mas, para isso, precisamos de um volume de dados mínimo para interpretar o comportamento do usuário e também o impacto das otimizações nos resultados (seja na campanha, página ou outra variável qualquer).
Vamos pegar um exemplo de campanha de baixa rotatividade: imagine que você tem uma campanha no Google Ads em que o CPC médio dela é de R$13 e você tem uma verba diária de R$ 40, totalizando R$ 1.200 no mês.
Vamos considerar uma taxa de conversão de 2%, que um monte de gente diz por aí que é o santo graal da taxa de conversão (mas não é necessariamente verdade). Com esta média de investimento, vou ter que esperar 32,5 dias para conseguir 100 sessões/visitas e 2 leads (ou contatos).
Mas por outro lado, eu tenho uma campanha de alta rotatividade, que gasta R$400/dia com um CPC de R$0,51. Em um único dia eu já vou conseguir gerar 784 sessões e, teoricamente, 16 conversões.
Nestes exemplos é possível observar que é muito mais fácil e ágil tomar decisões e analisar variáveis para o segundo caso, enquanto que para o primeiro caso certamente vai haver uma frustração bastante grande todo pelo lado do cliente como pelo lado da consultoria, já que vai demorar muito para alguma coisa (boa ou ruim) acontecer. O primeiro caso acontece comigo nas campanhas de consultoria de SEO =/
Por isso, às vezes a gente precisa levar em consideração a estratégia e as possibilidades de investimento do cliente para alinhar expectativas de resultados e agilidade na alteração/otimização de campanhas. E sugerir alterações na variável investimento para a geração de resultados ou análise de estudos de caos, por exemplo separar uma verba extra para testar uma campanha diferente.