Dicas para economizar com o Google Ads

ago. 19, 2022

Veja como evitar gastos desnecessários, tendo um melhor controle e aproveitamento do seu orçamento.

Anunciar no Google Ads pode trazer muitas incertezas e preocupações, entre elas está o risco de cometer algum erro ao gerenciar a conta e ver todo seu investimento ir por água abaixo. Muitas empresas não podem se dar o luxo de tais desperdícios, por isso buscar por estratégias que reduzam gastos desnecessários é ideal para esse problema.  A ferramenta não é em si nenhum bicho de sete cabeças, mas saber usá-la corretamente pode ser crucial para definir entre o seu sucesso ou fracasso em campanhas de links patrocinados. Listamos abaixo dicas importantes de como você pode se precaver e garantir que não vai sair no prejuízo no final do mês:

Cuidados iniciais ao começar criar suas campanhas no Google Ads:

  • Não utilize palavras-chave genéricas - Ao fazer a seleção de suas palavras-chave, use termos que sejam mais exatos com aquilo que você está oferecendo. Se você tem, por exemplo, uma loja que vende roupas exclusivas para crianças, deve usar como palavra-chave o termo "Roupas Infantis" ao invés de somente "roupa" que não especifica se é destinada para crianças, jovens ou adultos.
  • Defina limites diários de acordo com o seu bolso - Muitas pessoas têm dúvida de quanto custa investir no Google Ads e a resposta certa condiz sempre ao valor que você pode e está disposto a investir! Claro, quanto mais você investe, maior será a visibilidade dos seus anúncios, mas talvez não seja necessário muito para começar! Certifique-se de que o valor estipulado para ser gasto diariamente vai durar até o dia que você definiu para o encerramento da campanha. Caso não haja encerramento definido, seja uma campanha contínua,  faça um cálculo considerando o valor que  você tem para investir num mês e defina o seu investimento diário previsto.
  • Não incluir Rede de Display  para uma campanha de Search (ou Links Patrocinados) - Campanhas de Display geram muitas impressões e cliques de usuários que não necessariamente estão no momento de decisão ou  interessados no conteúdo do seu anúncio, o que pode gerar um gasto desnecessário. Você verá que ao remover essa opção de Display, o Google automaticamente mostrará que assim "você estará perdendo oportunidades...", mas assim você está garantindo que seus anúncios apenas vão aparecer na página de resultado de busca, no momento em que a pessoa está procurando por seu produto ou serviço.  Veremos mais adiante que as sugestões do Google nem sempre são relevantes para a sua empresa. Além disso, estas campanhas possuem comportamento totalmente diferentes, o que pode dificultar a análise de resultados e gerenciamento da verba.
  • Defina um raio geográfico estratégico - Dependendo do tipo de negócio é necessário definir as quais distâncias seus anúncios alcançarão.  Se sua empresa é de âmbito nacional e consegue abranger vários estados brasileiros, ou se apenas atende um bairro ou cidade, você deverá definir essas informações nas configurações do Google Ads, para evitar receber cliques e contatos de regiões não intencionadas, gerando assim mais um custo desnecessário.
  • Não deixe de incluir rastreadores (tracking) de conversões - Não basta saber apenas os cliques, é importante que você saiba todas as vezes que o visitante do seu site fez uma compra, entrou em contato ou enviou um email, por exemplo. Com estas conversões você sabe se sua campanha está gerando resultados ou não, podendo tomar ações imediatas para evitar gastos, além de permitir que a inteligência artificial do Google "aprenda" em qual situação é melhor apresentar os seus anúncios.


  • Selecione a opção Maximizar Cliques - No início de uma campanha, considerando tanto uma campanha de vendas ou de leads, onde o objetivo é atrair conversões, o primeiro grande cuidado que você deve tomar é o de selecionar a opção de "Lances" para Maximizar cliques. Com isso você tem um gasto bem menor de CPC do que teria com a opção "Maximizar Conversões", que é indicada para ser testada só quando você já tiver um bom tempo de campanha rodando e histórico de conversões.

Cuidados com as Palavras-Chave:

Negative palavras-chave irrelevantes - Falamos acima sobre a necessidade de evitar palavras-chave genéricas, saiba que é muito importante também negativar palavras-chave que não condizem com o que você está oferecendo. Por exemplo, se está vendendo um serviço de criação de sites, você não vai querer atrair pessoas que estão procurando por "Como fazer um site no wix", pois a intenção delas é de aprender a fazer um e não necessariamente comprar/contratar os seus serviços. As palavras-chave negativas para quem quer vender geralmente devem incluir: grátis, gratuito, pdf, como fazer, usados etc.

Cuidados que você deve ter com o seu site:

  • Tenha uma boa Landing Page - Imagine em uma loja física, onde o cliente chega querendo comprar um eletrodoméstico, o vendedor irá conduzi-lo direto para a sessão de eletrodomésticos, não é mesmo? Com seus anúncios no Google Ads isso funciona de maneira muito parecida! Em geral, não é recomendado levar os visitantes que clicam no seu anúncio direto para a página Home, o ideal é você direcionar os anúncios para uma Landing Page, uma página estruturada com o foco de fazer a venda/conversão do seu produto ou serviço. Dessa forma você evita que o visitante interessado se perca, abandonando seu site e voltando para o buscador quando não encontra o conteúdo certo.
  • Tenha um site responsivo - Certifique-se que seu site funcione bem tanto para visitantes usando computadores, quanto para aqueles que o fazem por seu smartphone, que já são a maioria dos usuários hoje em dia.
  • Cuidado com a performance - Um site com um carregamento lento pode fazer com que os visitantes percam a paciência e abandonem o seu site.


Todas essas questões relacionadas às boas práticas para o funcionamento do seu site têm um impacto direto no posicionamento dos seus anúncios e consequentemente no seu investimento do Google Ads, porque a ferramenta utiliza utiliza esta análise da página para montar o Índice de qualidade da página.



Outras dicas importantes:

  • Crie poucos anúncios - Foque somente naqueles anúncios que são mais relevantes, pois na hora de definir a verba da campanha, cada anúncio vai gerar seu próprio custo. Faça testes e veja quais apresentam melhores resultados, pausando os que não são ou se tornaram irrelevantes de manter.
  • Atente-se a altas de CPC - É comum que o valor do CPC, (custo por clique)  diminua ou aumente com o tempo. Caso aumente drasticamente, você deve pausar imediatamente a palavra-chave ou o anúncio antes que os custos elevados prejudique sua campanha, causando, como pode acontecer, de gerar poucos cliques com preço elevados. Por isso destacamos que é muito importante estar sempre observando o funcionamento da sua campanha no Ads.


  • Aguarde entre 01 ou 02 semanas para fazer novas alterações -  Resultados não acontecem de uma hora para a outra. Você precisa esperar para observar se as últimas mudanças estão gerando resultados ou não. Dessa forma também a inteligência artificial do Google tem tempo para aprender sobre sua campanha e te encaminhar para as melhores oportunidades. Além disso, fazer alterações constantemente te impedirá de seguir um bom ritmo, podendo te fazer investir dinheiro em vão pela falta de constância com um objetivo definido.
  • Taxa de abandono/Bounce rate:  quando os clientes abandonam, entram numa página e não fazem nenhuma ação, o seu site aumenta uma métrica que chamamos de "Bounce Rate", taxa de abandono, em português. Esta taxa deve ser sempre analisada, pois todos os visitantes que entram no seu site geram o custo do clique, certo? E  não queremos que eles saiam sem antes achar aquilo que estava procurando e então comprar o que você estava oferecendo.
  • Questione as sugestões automáticas do Google - Apesar de ser uma ferramenta inteligentíssima, é importante você saber (ter a malandragem de entender) que o Google faz 90% da sua receita através dos anúncios pagos, sendo assim, naturalmente a ferramenta te conduzirá a sempre optar pela opção onde é necessário investir mais. Por esse motivo é ideal que você monitore sempre suas campanhas e anúncios, evitando deixá-los 100% sobre o cuidado automatizado da Inteligência Artificial.


Consigo cuidar de tudo isso sozinho ou seria melhor contratar um profissional de tráfego pago?


Por fim, é importante você saber que sim, você sozinho pode administrar sua conta do Google Ads e seguir todos os passos para evitar desperdícios! Só tenha em mente que isso irá demandar de você tempo, tanto para operar ações na conta e acompanhar seus resultados, como também tempo para estudar sempre as melhores práticas no Google Ads ( que passa constantemente por atualizações) e comportamento dos seus clientes. Uma boa opção para que você foque seu tempo para fazer seus serviços com qualidade ou melhore seu produto, é contratar um profissional ou consultoria especializada em Google Ads que vai fazer tudo isso para você, te colocando a par de tempos em tempos do que está acontecendo e de problemas e oportunidades que podem aparecer.


A Curacautin oferece esses serviços, caso tenha interesse, entre em contato conosco e vamos conversar sobre as melhores estratégias para a sua conta de Google Ads!

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