3 ferramentas gratuitas para SEO

Marcos Alonso • jun. 30, 2022

Ferramentas básicas e gratuitas de SEO (e algumas dicas)

No universo de SEO existem diversas ferramentas sendo vendidas como indispensáveis para o desenvolvimento de um bom projeto e consultoria de SEO. Elas oferecem rastreamento de páginas, análise de uso de Heading Tags, uso e tamanho de Title e Meta Descriptions, robots txt, planejamento de palavras-chave, monitoramento de posicionamento do site, hreflang, canonical.... ,enfim, uma infindável lista de pontos que devem ter a atenção do profissional ou equipe responsável pelo projeto.


Não nego que elas são bastante úteis porque ajudam a manter o site saudável de uma maneira muito fácil e automática.
Mas elas não são indispensáveis.


Ainda é possível fazer SEO na raça, principalmente se você trabalha com sites e orçamentos menores.

O segrego é saber quais são as principais informações e como utilizá-las

Google Search Console

O Google Search Console é a ferramenta mais básica de SEO. É ele que traz as informações que o Google tem sobre seu site, seja de ordem técnica como de resultados do projeto. A seguir destaco os principais pontos a serem observados:

Informações Técnicas

  • Cobertura: este relatório mostra as páginas que foram rastreadas e indexadas, assim como os erros de indexação encontrados. O responsável pelo projeto, deve estar atento principalmente aos erros de indexação, já que ali podem aparecer páginas importantes com erro 404, que acontece quando a url de uma página é alterada ou a página é simplesmente apagada. A perda repentina de tráfego geralmente tem a ver com alteração ou exclusão de uma página (ou várias).
  • Sitemaps: aqui você acessa os sitemaps.xml submetidos e verifica se eles estão dando algum tipo de erro (por exemplo apresentam páginas antigas que estão dando 404).
  • Principais métricas da Web: este relatório mostra como é o desempenho dos seu site em relação a tempo de carregamento de página. É importante estar dentro dos padrões sugeridos. Às vezes é bem difícil conseguir deixar tudo verde, mas também não precisar deixar seu site demorar 12s para abrir no celular, né?

Dica: estes relatórios podem ser acessados periodicamente e tendem a não ter grandes variações. Se você tiver algum pico ou grande variação, alguma coisa aconteceu.

Análise de Resultados (Desempenho)

O relatório de Desempenho traz como e quando seu site apareceu nos resultados orgânicos do Google e traz métricas como cliques, impressões, CTR e posicionamento médio. As principais análises são:

  • Consultas: são as buscas para as quais seu site apareceu. Você consegue analisar qual a evolução da visibilidade do seu site nos resultados do Google.
  • Páginas: mostra as páginas que apareceram nos resultados de busca. Se você selecionar uma página e voltar pro relatório de consultas, você consegue ver para quais buscas (ou consultas) esta página apareceu. Quer saber mais o que?

Dica: use filtros para agrupar palavras-chave ou páginas, por ex. "SEO" para você ver todas as buscas sobre o assunto.

Dica 2: faça comparativos de tempo: se você passou da posição 88 para a 20 em um mês, você está fazendo um trabalho =)

Planejador de Palavras-chave (GAds)

Além das questões técnicas, o SEO tem a necessidade de entender como o público-alvo busca pelo produto, serviço ou conteúdo a ser promovido. E o único que tem acesso a estas informações é o próprio Google. Todas as demais ferramentas trazem informações disponibilizadas pela ferramenta "Planejador de Palavras-chave" do Google Ads.

Com ele você consegue visualizar (e baixar) variações de uma mesma busca, termos que você nem imaginava que fossem utilizados, e métricas como Média de buscas Mensais e Concorrência, que vão te auxiliar a planejar os objetivos do projeto.

Ela é basicamente gratuita, qualquer um que tiver uma conta de Google Ads pode utilizá-la. Se o Google pedir pra você cadastrar uma conta ou campanha, basta colocar 1 real ao dia para avançar na criação da conta e depois você pausa o anúncio. Tem que usar o modo especialista do Google Ads.

Dica: use a ferramenta para entender como funciona o long-tail do seu nicho de mercado e outras expressões (ou palavras) utilizadas pelo mesmo público.

Dica 2: faça este processo ANTES de qualquer coisa, seja o desenvolvimento de um texto ou na reformulação do site. (foco no antes)

Google Chrome: Add-ons de SEO

O próprio Google Chrome é em si uma ferramenta de SEO, basta adicionar algumas  Extensões (ou Add-on) para fazer o trabalho:

  • Web Developer Tool Bar: uso essa ferramenta desde 2006, sempre os mesmos "botões", por ordem de relevância:
  • > Information > View Document Outline: veja as Heading Tags de uma página
  • > Information > View Meta Tag Information: description, keywords, "Og:" e etc
  • > Images > Display Alt Atributes: veja as alt tags das imagens da página
  • > Cookies > Disable Cookies: serve pra ver qual conteúdo da página sem informações de cookies (por ex. login).
  • > CSS> Disable Styles: veja o site sem a influência do CSS (renderização) e descubra textos escondidos e a estrutura da página.
  • HTTP Header Spy: veja qual a resposta do servidor a uma URL e descubra se há um redirecionamento (30x), algum erro de servidor (5xx) ou se a página não foi encontrada (404).
  • DevTools: este é um painel que aparece quando aperta F12, onde você consegue ver o código da página e encontrar qual o código para determinado elemento, imagem ou texto por exemplo.

Dica: com o webdeveloper, você consegue facilmente ver se suas sugestões estão sendo implementadas

Dica 2: com o Devtools você até consegue alterar o conteúdo de uma página para fazer um print bonito!

Entensões de SEO no Chrome

Eu não incluí nesta lista o Google Analytics porque ele não é só sobre SEO, ele tem que ser pensado e analisado de uma maneira mais ampla.

Como disse acima, as ferramentas de SEO pagas são uma mão na roda para gerenciar a saúde de um site de uma forma automatizada.

Mas no fundo a gente não mexe tanto assim nos sites sob nossa responsabilidade. Se a estratégia é bem montada e há um bom plano de ação, é possível gerenciar de forma bem satisfatória um projeto de SEO utilizando apenas ferramentas gratuitas.

Veja aqui um post sobre relatórios de SEO, que pode ajudar também no gerenciamento do seu projeto.

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