No universo de SEO existem diversas ferramentas sendo vendidas como indispensáveis para o desenvolvimento de um bom projeto e consultoria de SEO. Elas oferecem rastreamento de páginas, análise de uso de Heading Tags, uso e tamanho de Title e Meta Descriptions, robots txt, planejamento de palavras-chave, monitoramento de posicionamento do site, hreflang, canonical.... ,enfim, uma infindável lista de pontos que devem ter a atenção do profissional ou equipe responsável pelo projeto.
Não nego que elas são bastante úteis porque ajudam a manter o site saudável de uma maneira muito fácil e automática.
Mas elas não são indispensáveis.
Ainda é possível fazer SEO na raça, principalmente se você trabalha com sites e orçamentos menores.
O segrego é saber quais são as principais informações e como utilizá-las
O Google Search Console é a ferramenta mais básica de SEO. É ele que traz as informações que o Google tem sobre seu site, seja de ordem técnica como de resultados do projeto. A seguir destaco os principais pontos a serem observados:
Dica: estes relatórios podem ser acessados periodicamente e tendem a não ter grandes variações. Se você tiver algum pico ou grande variação, alguma coisa aconteceu.
O relatório de Desempenho traz como e quando seu site apareceu nos resultados orgânicos do Google e traz métricas como cliques, impressões, CTR e posicionamento médio. As principais análises são:
Dica: use filtros para agrupar palavras-chave ou páginas, por ex. "SEO" para você ver todas as buscas sobre o assunto.
Dica 2: faça comparativos de tempo: se você passou da posição 88 para a 20 em um mês, você está fazendo um trabalho =)
Além das questões técnicas, o SEO tem a necessidade de entender como o público-alvo busca pelo produto, serviço ou conteúdo a ser promovido. E o único que tem acesso a estas informações é o próprio Google. Todas as demais ferramentas trazem informações disponibilizadas pela ferramenta "Planejador de Palavras-chave" do Google Ads.
Com ele você consegue visualizar (e baixar) variações de uma mesma busca, termos que você nem imaginava que fossem utilizados, e métricas como Média de buscas Mensais e Concorrência, que vão te auxiliar a planejar os objetivos do projeto.
Ela é basicamente gratuita, qualquer um que tiver uma conta de Google Ads pode utilizá-la. Se o Google pedir pra você cadastrar uma conta ou campanha, basta colocar 1 real ao dia para avançar na criação da conta e depois você pausa o anúncio. Tem que usar o modo especialista do Google Ads.
Dica: use a ferramenta para entender como funciona o long-tail do seu nicho de mercado e outras expressões (ou palavras) utilizadas pelo mesmo público.
Dica 2: faça este processo ANTES de qualquer coisa, seja o desenvolvimento de um texto ou na reformulação do site. (foco no antes)
O próprio Google Chrome é em si uma ferramenta de SEO, basta adicionar algumas Extensões (ou Add-on) para fazer o trabalho:
Dica: com o webdeveloper, você consegue facilmente ver se suas sugestões estão sendo implementadas
Dica 2: com o Devtools você até consegue alterar o conteúdo de uma página para fazer um print bonito!
Eu não incluí nesta lista o Google Analytics porque ele não é só sobre SEO, ele tem que ser pensado e analisado de uma maneira mais ampla.
Como disse acima, as ferramentas de SEO pagas são uma mão na roda para gerenciar a saúde de um site de uma forma automatizada.
Mas no fundo a gente não mexe tanto assim nos sites sob nossa responsabilidade. Se a estratégia é bem montada e há um bom plano de ação, é possível gerenciar de forma bem satisfatória um projeto de SEO utilizando apenas ferramentas gratuitas.
Veja aqui um post sobre
relatórios de SEO, que pode ajudar também no gerenciamento do seu projeto.
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
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