Relatórios de Resultados de SEO
Dicas para fazer um relatório de SEO completo
Ferramentas básicas para o relatório de SEO
Para poder atualizar este relatório, é de suma importância que hajam pelo menos duas ferramentas de medição implementada: existem diversas ferramentas gratuitas no mercado que cumprem perfeitamente com a função de medir tráfego e conversões. Sem que elas estejam corretamente implementadas, é muito difícil, se não impossível, analisar corretamente os resultados do projeto.
Google Analytics
Existem outras ferramentas pagas e gratuitas no mercado e as informações obtidas e analisadas vão ser basicamente as mesmas: tráfego (sessões) e comportamento (taxa de abandono, páginas/sessão, conversões, etc)
Google Search Console
No famoso Google Search Console, onde você vai ter todas as informações do comportamento do teu site nos resultados orgânicos do Google: buscas em que seu site apareceu, média de posicionamento, impressões, páginas que geraram a presença e etc.
O ideal é que os gráficos de análise sejam temporais (linha do tempo), para que se possa observar claramente o comportamento do site.
Principais análises sugeridas para o relatório de SEO
A seguir apresento alguns pontos que devem ser observados nos relatórios de SEO. Mas é importante reforçar que os resultados não aparecem imediatamente e dependem de uma série de fatores.
Aqui você tem algumas prováveis razões para sua campanha de SEO não estar funcionando
Análise de Posicionamento Orgânico
O ideal é ter uma lista de palavras-chave principais que reflita o objetivo de posicionamento do site e ver o comportamento do site em relação a estas buscas nos resultados orgânicos. Só que para isso você precisa ter uma ferramenta de SEO paga - tem várias no mercado.
Mas o relatório de desempenho do Google Search Console traz as palavras-chave que mais geraram cliques e impressões, que já ajuda muito na análise. Sugiro fazer o download da informação e tratar ela no Excel, pra ficar com formatação melhor.
Análise de tráfego
Outro ponto muito importante é analisar no Google Analytics (ou outra ferramenta) o tráfego orgânico gerado para o site. Este crescimento geralmente é constante na etapa inicial do projeto, quando o site vai ganhando o posicionamento para as palavras-chave planejadas, e depois tende a dar uma estabilizada.
Se você conseguir separar o tráfego em grupos de conteúdo e páginas de entrada, o relatório ficará muito mais completo.
Análise de comportamento e conversões
Esta análise é o ponto principal do relatório, já que é onde são medidos os eventos bem sucedidos que vão gerar retorno financeiro ao investimento realizado no decorrer do projeto de SEO. Por isso é importante ter a ferramenta corretamente configurada no site e todos os pontos e objetivos de conversão estejam claramente definidos e configurados.
Aprendizado com o relatório de SEO
Além de ter uma completa análise dos resultados do projeto de SEO, a atualização periódica do relatório do projeto de SEO e sua análise trará um maior conhecimento do negócio e do comportamento do site e seus usuários. E é isto vai permitir a definição de otimizações mais específicas para aprimorar seu desempenho e geração de resultados, alinhar com outras ações de comunicação ou até a criação de novos projetos paralelos.
Aqui um exemplo de quadro para ajudar a monitorar os resultados do relatório: