Wordpress, novos CMS e o Mercado de SEO

Marcos Alonso • ago. 26, 2021

Dominando o mercado de websites, agora o Wordpress tem concorrentes de peso

Sempre fui um fuçador de site e html. Lá na década de 90 (mais pro final, né) eu comecei a fuçar em blog pra divulgar a minha banda. Nunca cheguei a me aprofundar muito na programação, mas no fim isto foi o meu ponta pé na carreira de #SEO, afinal eu conseguia pelo menos colocar bold num texto e saber o que era um link.
  
Neste meio tempo acabei conhecendo os CMS (Content Management System, ou Gerenciador de Conteúdo) abertos que surgiram no mercado. Comecei no Joomla mas acabei adotando o Wordpress pela facilidade de uso e pela quantidade de plugins que permitiam a personalização do site e a aplicação de boas práticas de SEO.

E esta ferramenta acabou revolucionando o mercado. De repente parte relevante dos sites passou a adotar o Wordpress como plataforma. Cursos, plugins e profissionais aqueceram o mercado. Ainda mais com o mesmo processo acontecendo com o Woocommerce no comércio eletrônico, esta plataforma passou a dominar o ambiente online.
Hoje, o Wordpress domina plenamente o mercado, como mostra o gráfico do Core Web Vitals Technology Report (vale a pena ver, valeu Marcel!):
Gráfico dos CMS mais utilizados, em que se observa grande diferença entre o uso de Wordpress e seus  concorrentes


Obviamente alternativas pagas ou não começaram a surgir devido ao tamanho do mercado que foi criado. Na parte de e-commerce surgiram alternativas que oferecem boa competitividade frente ao combo Wordpress + Woocommerce do ponto de vista de SEO.


Mas, em se tratando de um site institucional (e um blog), não havia muita concorrência ao Wordpress. As alternativas que existiam no mercado não conseguiam romper a grande barreira “Search Engine Optimization” porque elas sempre apresentavam problemas para aparecer no grande e poderoso Google. Lembra do Flash? Isso já acontece faz tempo.

Por outro lado, para “pilotar” o Wordpress você precisa ter à mão uma equipe bastante robusta para deixá-lo mais rápido (sim o tempo de carregamento de uma página é um fator importante) e/ou investir na aquisição das versões pagas dos plugins de SEO e performance.


Enfim, o Wordpress marcou sua história no universo Web.


Analise os resultados e questione, sempre


Mas o mercado de CMS continuou a evoluir. O Wix chegou a fazer uma competição de SEO para tentar romper a barreira da comunidade de SEO, mas confesso que não me convenceu muito. Queria ver um caso aleatório de sucesso de SEO em sites “drag´n drop”, tipo power point.

 

De repente, numa análise de posicionamento de palavras-chave para um site numa plataforma conhecida, observo que o site tem sim boa visibilidade para as palavras-chave testadas. Vou propor a mudança para Wordpress? Baseado no posicionamento é que não seria...

 

E comecei a ler sobre o assunto, tive a oportunidade de analisar alguns sites nestas plataformas e fiquei bastante impressionado quando vi um gráfico de LCP (métrica de desempenho) em que o WP já não ganha tanto assim em relação às outras plataformas:

Gráfico comparando o LCP (índice de velocidade do Google) dos principais CMS do mercado, que o líder é o Duda, seguido por Joomla e pelo WIX, sendo que este apresent5a forte aumento de performance.

Se a gente for considerar este importante índice de desempenho, o Duda desponta como líder e o nosso amigo Wordpress seria Ou seja, eu diria que a gente não vê muitos sites de outras plataformas com boa visibilidade por aí pela simples razão de que os esforços e técnicas de SEO são mais utilizados nos sites em Wordpress. Justamente porque a comunidade está acostumada a usar esta plataforma é que a maioria dos resultados apontam para sites em WP.

 

Se o pessoal começar a usar as técnicas de SEO (e design, usabilidade, conteúdo etc.) nas outras plataformas, os casos de sucesso vão começar a aparecer, não é mesmo? Eu diria que o reinado do WP agora sim encontrou concorrentes de peso.


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