Se você tem um negócio online ou começou a estudar sobre marketing digital, muito provavelmente já ouviu falar nos famosos termos B2B e B2C. É muito importante entender a diferença entre eles para utilizar estratégias corretas e para alinhar expectativas e análises.
A seguir são apresentados alguns pontos gerais que diferenciam um público de outro, mas existem produtos e serviços em que as diferenças não são tão nítidas assim.
Como o nome indica, Business to Business é o tipo de negócio onde empresas vendem os seus produtos ou serviços para outras empresas (ou pessoas jurídicas). Entre as principais características desse “negócio para negócios”, se destacam:
Por outro lado, o Business to Consumer (de empresa para consumidor) concentra o seu foco nos consumidores finais, ou seja, as pessoas físicas. As principais características para este negócio são:
Por terem estes comportamentos diferentes, as estratégias e análises de resultados tendem a ser diferentes:
No negócio B2B o ciclo ou régua de relacionamento com o cliente/prospect é bastante maior e mais longo, em que o cliente pode visitar uma vez o teu site, conhecer ele e fazer uma ação que não seja um lead direto. Pode ser que ele se interesse e faça o download de algum material encontrado e, aí sim, deixe o contato (lead).
Os passos seguintes vão desde mantê-lo numa base de e-mail marketing até alguém da equipe de vendas entrar em contato para tentar uma negociação etc.
Também são mais utilizadas técnicas e estratégias de inbound marketing para “manter o lead aquecido”, como dizem por aí. Por isso também são necessárias outras ferramentas de apoio para metrificar resultados e assim ter uma visão maior do ciclo do cliente.
Por outro lado, as ações realizadas no B2C tendem a ser feitas em massa, buscando atingir o maior número de clientes dentro da segmentação de público-alvo definida. A comunicação precisa ser clara, direta ao ponto e é importante procurar se destacar dos seus concorrentes. Para esse tipo de negócio, o uso de conteúdo descritivo, os “dramas” que podem ser solucionados, imagens e gatilhos mentais é fundamental para fazer crescer o desejo do cliente para o seu produto ou serviço.
Estas diferenças de comportamento fazem com que além das estratégias de conteúdo e campanhas sejam diferentes, o tempo até a conversão seja também muito diferente. E isto deve ser sempre levado em consideração também na hora de medir resultados. Enquanto o B2C o resultado deve acontecer em prazo mais curto, o resultado das campanhas de B2B tendem a ser mais lentos.
Mas em ambos os casos o Google oferece uma das melhores formas de atrair tráfego para o site, que é o momento da busca, quando a pessoa está pesquisando sobre um determinado assunto. E para isso podemos ajudar com a consultoria em SEO ou a consultoria em Google Ads.
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
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