Para que serve a tag canonical?

Para evitar a indexação de milhares de páginas basicamente iguais, o Google desenvolveu a Tag canonical para que o próprio webmaster ajude a indicar qual é a página principal e ele não fica "em dúvida" sobre qual página deve exibir,.
A importância da tag Canonical:
- Prioriza uma versão: A tag canonical comunica aos motores de busca qual versão da página deve ser considerada a principal.
- Direciona a autoridade da página: Concentrando os sinais de autoridade e backlinks em uma única URL, essa tag ajuda a fortalecer o ranqueamento dessa página.
- Evita conteúdo duplicado: Minimiza a chance de penalidades por duplicação, pois impede que múltiplas URLs sejam interpretadas como conteúdo repetido.
Conteúdo duplicado em e-commerce
Geralmente a duplicação de conteúdo muito associada a e-commerces, em que características e diferenciais dos produtos ocorre na url do produto e dificulta o Google (e outros buscadores) identificar qual é a página principal relacionada. Por exemplo um tênis por ter cores e tamanhos diferentes, que impactam na url, por exemplo:
- meusite.com/tenis/corrida/marca/nome-de-tenis
- meusite.com/tenis/corrida/marca/nome-de-tenis-azul
- meusite.com/tenis/corrida/marca/nome-de-tenis-azul-38
Estas páginas tem um conteúdo muito semelhante e geralmente a escolha é feita numa página única, no caso a primeira, através de botões de seleção e etc e vão ter basicamente o mesmo conteúdo (h1, title Tag, etc), o que pode ser interpretado como conteúdo duplicado
Conteúdo duplicado em Landing Pages
Em muitas situações, é possível que sejam criadas versões diferentes de uma mesma página pelas mais diversas razões, seja para testar conteúdos, layouts ou outras estratégias de CRO mantendo uma versão “padrão”, que é geralmente a que já está indexada pelo Google e já gera resultados importantes. Nestes casos podem acontecer problemas sérios de duplicação e é muito importante manter a tag canonical corretamente apontando a versão padrão.
Parâmetros de Rastreamento: utm, gclid e fbclid
O uso de parâmetros como gclid e fbclid em URLs é comum para rastreamento de campanhas. Esses parâmetros ajudam a monitorar o tráfego de anúncios pagos do Google Ads e do Facebook, respectivamente.
Estes parâmetros, embora importantes para rastreamento, não alteram o conteúdo da página, mas o próprio Google pode acabar indexando as versões separadamente porque são parâmetros de url diferentes.
Por isso, a tag canonical é essencial, já que direciona todos os parâmetros para uma única URL principal, centralizando a autoridade e evitando diluição de ranking.
Como Configurar a Tag Canonical no Seu Site
A informação da tag canonical dica dentro da seção “head, pertinho das meta Tags

📈 Quer saber mais sobre o uso da tag canonical e otimizar ainda mais o SEO do seu site? Comente aqui! 💬👇
#SEO #MarketingDigital #CanonicalTag #DicaDeSEO #Google #VisibilidadeOnline #Gclid #Fbclid #OtimizaçãoDeSites