Conheça a métrica Savings

Se você está familiarizado com o mundo do SEO (Search Engine Optimization), provavelmente já ouviu falar sobre “Saving”. Mas o que exatamente é Saving e por que é tão importante para o sucesso do seu projeto de SEO? Aqui vamos explorar o que é Saving, como você pode usá-lo para medir e valorar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Além disso, esta métrica pode chegar a valores surpreendentes.
A dificuldade de medir resultados de SEO criou a métrica saving.
Uma das maiores dificuldades de uma consultoria de SEO é mostrar de uma maneira tangível seu valor. Este é basicamente o calcanhar de aquiles: quanto este projeto gerou de receita para a empresa?
Poderíamos falar da receita direta a partir dos resultados orgânicos de busca, mas esta métrica não é muito exata porque ela sempre é impactada por outras variáveis que não necessariamente responsabilidade do projeto de SEO.
Por exemplo, se há uma campanha rodando no e-commerce e os clientes e outras pessoas estão sendo impactados em diferentes canais. Estas pessoas, se não clicarem diretamente nos anúncios e/ou deixarem para finalizar a compra mais tarde, muito provavelmente vão fazer no Google uma busca pelo site/marca.
Podemos atribuir esta receita unicamente ao tráfego orgânico ou ao projeto de SEO?
Por questões como essa, a métrica de Saving foi criada. A ideia é relacionar quanto seria pago ao Google em uma campanha de Google Ads para gerar resultado semelhante. Ou seja, quanto foi economizado.
Ponto importante é que esta métrica mostra um resultado diretamente ligado ao projeto de SEO, porque quanto mais otimizado estiver o site e conteúdo, maior a quantidade de impressões nos resultados de busca.
Como Calcular Saving, ou economia, de SEO?
Basicamente para calcular o Saving de um período é ir no Google Search Console, pegar a métrica impressões e perguntar ao colega de mídia o valor médio pago de CPM (Custo por Mil Impressões). Então se deve fazer a conta de vezes e voilá. Temos o valor de saving, ou quanto seria gasto na campanha de Google Ads.
Porém, é importante separar as buscas relacionadas à marca das buscas genéricas, porque ela tem custos de CPC ou CPM muito diferentes. E além de elas configurarem momentos de busca e de intenção totalmente distintos.
Não é uma métrica tão exata quanto receita ou sessões e daria para ir refinando a análise para chegar num número mais preciso. Mas já é uma forte luz no resultado gerado.
O valor final pode ser bem surpreendente
Em um cliente utilizamos esta métrica para evidenciar os resultados gerados pelo projeto e chegamos a mais de R$2.000.000 de economia em um ano, sendo que as buscas pela marca foram responsáveis por 66% deste resultado.
Aí aqui caberia a pergunta: e este resultado é bom ou ruim? A resposta: depende